Já tinha ouvido falar de Vashti Bunyan por ela ser precursora do tal movimento "freak folk", dos quais pintas como Devendra Banhart, Joanna Newsom e CocoRosie fazem parte.
Ok, convenhamos, esse gênero "freak folk" é de deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha. Eu particularmente gosto dos três artistas acima citados, mas reconheço que não são fáceis de gostar. Pelo menos de primeira impressão.
Mas por quê? Por não serem convencionais. Por serem diferentes: vozes estranhas, melodias diferentes e algumas letras sem nenhum sentido aparente.
Vashti Bunyan foi exatamente ao contrário. Ouvi Swallow Song e Diamond Day no youtube e já gostei logo de cara. Letras poéticas e bonitas, voz doce, violãozinho, e acompanhamentos sutis marcavam as músicas. Diferente do tal do freak folk dos quais alguns a encaixam.
Mas enfim, de fato, a Vashi já contribuiu e já usufruiu de suas crias. Após uma "pausa" de 30 anos desde o seu último álbum (Just Another Diamond Day, 1970), ela retorna à música com o Lookaftering. Newsom dá ar da graça em "If I Were" e Devendra (que na música Rejoincing in the Hands (♥) conta com Bunyan no backing vocal) contribui na guitarra.
O melhor de tudo é que depois de tantos anos longe, e com reconhecimento tardio, ela volta como se o tempo tivesse parado. Tudo parece intocado. A voz, o estilo, tudo permanece igual. É bom de ver até que ela se manteve fisicamente (o que é mais raro ainda hoje em dia rs).
Além do link do álbum, indico a música "I Want to be Alone", no youtube. Infelizmente não a achei em lugar nenhum, mas vale a pena ouvir:
Favorita: Wayward. Disparado.
Vashti Bunyan - Lookaftering (2005)
O LINK DO ALBUM REMETE PARA O DA SYBYLLE BAIER. aCHEI SUA RESENHA MUITO LEGAL E FIQUEI INTERESSADO EM CONHECER O TRABALHO DA VASHTI. VOCE PODE ACERTAR O LINK ?
ResponderExcluirOBRIGADO
LUIZ
certo, Luiz, desculpe a demora. tá acertado o link, espero que já tenha conseguido o cd. senão, aí está. :)
ResponderExcluir