quinta-feira, 16 de junho de 2011

post duplo: Noah and The Whale e Laura Marling

Dois álbuns que não podem ser postados separadamente.
falo de Noah and The Whale - First Days of Spring (2009) e Laura Marling - I Speak Because I Can (2010).
Há várias sutilezas nesses dois discos, como se um fosse a resposta do outro.

Noah and The Whale - First Days of Spring (2009)


Segundo cd da banda. Vindo de um cd bonitinho, comentado, com o ultra-happy-cute hit "5 years time", Charlie Fink (vocalista da banda) desabrocha toda a sua melancolia e tristeza após o término com a sua então namorada e ex-colega de banda, Laura Marling.
Nenhuma novidade. Canções de corações partidos há aos montes por aí. Mas aqui não se trata só de uma simples dor de cotovelo. É um cd inteiro de tristeza, amargura, crise existencial, raiva e amor. Porque apesar de tudo, e das variações de
sentimento de música pra música, sempre aparece uma pequena esperança que ela volte.

Avaliação "técnica":
Como dito acima, a dor de cotovelo se esvai em todos os sentimentos possíveis, e aparecem claramente ao longo de cada faixa. Há uma parte instrumental muito interessante, uma mistura elementos de coro (em Love of an Orchestra, Blue Skies) e cordas e sopro (First Days of Spring, My Broken Heart) , que compoem e diversificam os arranjos tristes de Fink. O disco caminha entre a simplicidade do folk e a complexidade desses elementos, fazendo com que este se sobressaia não só por suas letras extremamente melancólicas, mas por mostrar todo o talento e criatividade da banda, ao harmonizar tudo isso (ah, e como eu adoro os violinos!).

Avaliação "sentimental":
Sou extremamente suspeita pra falar desse disco, porque eu sou obcecada por músicas tristes - e esse cd é um prato cheio (essa é a parte em que vocês me acham a maníaca depressiva).
Ouvi tanto esse cd ano passado, que cheguei a conclusão de que só poderia escrevê-lo depois que conseguisse me desprender dele e de tudo mais que me ligasse aos motivos de ouví-lo.
Dá vontade de já deixar mastigado algumas das várias pérolas que Fink escreveu, mas achei que seria chato demais e ninguém iria acabar lendo. Sugiro então, que cada um que prestar o mínimo de atenção nas letras, deixe sua(s) frase(s) favorita(s) nos comentários. =)

Então, meu amigo. Você. Sim. Você que está na merda, com o coração partido, com a bunda doendo de tanto levar pé: venha deliciar-se com esse cd, que tanto irá afundá-lo ainda mais quanto irá motivá-lo a sair dessa nhaca. Afinal, nos primeiros dias de primavera (ou em um ano depois), tudo se renova.

N&TW - FDOS

Laura Marling - I Speak Because I Can (2010)



Eis que Laura, a vadia destruidora de corações lança em 2010 sua resposta ao disco do ex-namorado. Obviamente, ela não se dá ao trabalho de fazer um disco inteiro sobre isso, mas deixa claro seus motivos (Blackberry Stone, What He Wrote) e também seu amadurecimento em relação ao primeiro trabalho de 2008 (na época com 18 anos D= ).
A menina já mostra seus traços de mulher. Tanto na habilidade no violão, como na profundidade das letras (há quem a compare com Joni Mitchell). Os "fantasmas" e as "velhas pedras" dão lugar a melodias mais elaboradas (com o claro incentivo de Marcus Mumford, seu novo namoradinho, da banda Mumford and Sons): banjo, violinos - o que dá um ar country a algumas músicas - os vocais mais expressivos, o violão.. e a sua desenvoltura em escrever letras tão intensas, com apenas 20 anos.
Laura Marling hoje, talvez seja a maior inspiração na minha idéia de carreira musical póstuma. HAHA. Porra! Tô com 19, já tô passando do tempo...

LM - ISBIC (2010)
http://www.mediafire.com/?jqsxdztt9zcyjt2

-------------------------------------------

Vale deixar alguns vídeos interessantes:

5 Years Time - http://www.youtube.com/watch?v=T8YCSJpF4g4 Noah and the Whale com Laura Marling

Slow Glass - http://www.youtube.com/watch?v=nCXtJdLVUEo (melhor versão do Youtube!)
Love Of An Orchestra - http://www.youtube.com/watch?v=CQDI5ra16Nw (videozinho feliz pra variar)

New Romantic - http://www.youtube.com/watch?v=cR_lzh6gvT4 (outra pro Fink - detalhe pra camiseta das Spice Girls HAHA ♥)
Travel Light - http://www.youtube.com/watch?v=F-jFR6qaf18(with Johnny Flynn - uma fofura de menino)
The Water - http://www.youtube.com/watch?v=a4QQ7HYYdWw (também com Johnny Flynn)

Que baita post!
I hope you like it! :)

Um comentário: